Nos últimos 12 meses, a construção civil gerou 317.159 novas vagas, o que indica um crescimento de cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados também mostram que o segmento é o quarto maior em geração de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentado pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. O levantamento também aponta que o setor, no final de maio, empregou 2.430.363 trabalhadores de carteira assinada.

Na contramão da crise causada pela pandemia e com o avanço da vacinação, empresas têm dobrado o quadro de funcionários. O empresário Marlus Franco, da AMG Engenharia, conta que os negócios tiveram um crescimento expressivo de 2019 até o momento.

“Neste no semestre de 2021 ano, contamos com aproximadamente 100 colaboradores e estamos sempre contratando. As vagas vão desde auxiliar de produção de obra até engenheiro”, explica

O empresário afirma, ainda, que a empresa segue em expansão. Hoje, conta com 12 engenheiros e tem a expectativa de dobrar o quadro de funcionários até o final deste ano. “Para o início do próximo mês, vamos necessitar de uma quantidade maior de pessoas. Estamos com vagas abertas para engenheiro e arquiteto”, afirma.